terça-feira, 9 de março de 2010

Cargas

Pousou ontem dia 08 de março de 2010 mais um vôo de cargas em Maringá, as 22h00min com aproximadamente vinte e duas toneladas de cargas e foram descarregadas todas aqui. Vejam algumas fotos do excelente trabalho realizado.

























36 comentários:

Anônimo disse...

Depois de 91 dias pousou nessa segunda-feira (08/03) as 22:15LT o Absa Cargo 8473 procedente de Campinas, decolou as 23:37LT como TUS9827 para Guarulhos no nível 350. O vôo M38473 decolou de Miami as 12:54Z e o tempo de vôo até VCP foi de 07h39min. A aeronave um B767-316F – PR-ABB – CN 29881/778, iniciou suas atividades em 22/12/1999 na Lan Chile como CC-CZX e em 19/01/2002 ingressou na Absa. Primeiro vôo do ano e tomara que venham outros todas as segundas, conforme site Absa.
Aeroingá parabéns pela cobertura, gostei da foto do ATR da Pantanal, o B737 da Gol e ao fundo o estabilizador vertical estrelado da Absa.

Anônimo disse...

Para os pessimistas de plantao, taí a resposta

Paulo

Anônimo disse...

O que significa TUS,M3,LT,Z,CN e VCP? Por que usar esses termos se pode simplificar escrevendo de maneira clara para que todos entendam?

Marcos MGF disse...

Caro anônimo:

TUS= Código ICAO da Absa Cargo;

M3= Código IATA;

CN= Código do número de fabricação da Aeronave;

VCP= IATA de Campinas, Aeroporto de Viracopos;

Z= Hora Zulu,

LT= Local time; hora local.

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

TUS é o nome do voo que ele foi para guarulhos e m3 é o nome do voo que ele venho de miami o z siginifica hora zulu na aviação que no caso são 3 horas a mais que a nossa por isso se fala zulu(Z) CN eu não sei o que é mais deve ser o numero de fabrica do Boeing e VCP é a sigla de Viracopos (Campinas)..

falouu espero ter ajudado...

Anônimo disse...

Aeroíngá, leia esta nota do Horácio Nelson Wendel, em http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2830033.xml&template=4187.dwt&edition=14244&section=882
Ele fala que os aeroportos de Joinville e Maringá tenderão a fechar no futuro, porque não ataem vôos de turismo, passando os aeroportos de Navegantes e Londrina a polarizarem as respectivas regiões.
Pode ser até uma possibilidade, mas Joinville e Navegantes são administrados pela Infaero ( o que torna este processo mais fácil). Já aqui na região só Londrina é administrado pela Infraero. Maringá tem administração Municipal.

Anônimo disse...

Tai, para calar a boca de muitas pessoas que falam o que não sabem, enquanto discutem eis que surge no horizonte estrelado de Maringá o tão comentado vôo cargueiro internacional sem ninguém esperar, apareceu em surdina para espanto de uns e alegrias de muitos.

Aeroingá, por favor, posta a mensagem.

Bom dia.

Anônimo disse...

21:21, entendo a sua insatisfação, todavia, o blog é voltado para assuntos relacionados a aviação no aeroporto de Maringá, logo, entende-se que os leitores são pessoas esclarecidas e conhecem a aviação e seus diversos termos e abreviações. Os demais blogs e sites de aviação não são diferentes. Assim como os aeroportos as companhias aéreas também têm seus códigos ICAO e IATA e são apresentados em diversas situações.

CIA. ICAO IATA
Gol GLO G3
Azul AZL AD
Trip TIB 8R
TAM TAM JJ
Pantanal PTN P8
Absa TUS M3
Tampa TPA QT
JetBlue JBU B6
Maringá SBMG MGF
Viracopos SBKP VCP

LT = Local Time ou Hora Local.
Z= Zulu = GMT ou UTC – Tempo Universal Coordenado. A aviação utiliza essa hora tanto no Brasil como nos demais países que adotaram as regras da OACI.
CN= Número de série de fabricação, no caso 778 significa que já foram montados outros 777 Boeing do modelo 767 e esse é o 778° montado.
ICAO/OACI - Organização da Aviação Civil Internacional ou International Civil Aviation Organization.
IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional.

Bom dia!

Anônimo disse...

Eu sempre falo é melhor ficar calado do que abrir a boca para falar asneiras, o Sr Horácio Nelson Wendel cita em sua coluna
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2830033.xml&template=4187.dwt&edition=14244&section=882 cita que os aeroportos de Joinvile e Maringa poderao ser fechados no futuro, quanta besteira junta num só comentario, este cara esta totalmente desinformado e por fora da realidade de Maringa, como que um aeroporto que movimenta quase 40.000 passageiros mensais e continua crescendo e um aeroporto intercionalizado, nao tem o minimo cabimento tambem falar que Joinvile a cidade mais industrializada de Santa Catarina fechar acumulando mais voos em um só aeroporto sendo que a demanda aumenta a cada ano e sofremos por falta de infra-estrutura aeroportuaria no Brasil inteiro, entao se nao sabe o que fala fique quieto que é mais bonito.

Paulo

Anônimo disse...

00:16, seu comentário é semelhante a narração do Galvão Bueno, durante o jogo fala mal do jogador que está apagado, sem ritmo e mais baboseiras, já no final do jogo esse jogador faz um gol e salva o time, a partir daí esqueça tudo que foi falado e passa a elogiar ao extremo dizendo que é jogador de seleção. Um simples gesto muda a opinião. Isso é atitude de pessoas desinformadas ou em cima do muro, se você acompanha o blog, leu os comentários e entendeu o que foi escrito, não estava postando um comentário infeliz. Todos que postam são a favor do vôo que enche de orgulho os maringaenses. Discutimos razões pelas quais esse vôo não operou em Novembro/2009 e só depois de 91 dias pousou aqui novamente, necessidade ou não do aumento da pista e pátio, instalações de novos auxílios à navegação aérea e demais melhorais para atender os vôos cargueiros, passageiros e principalmente os vôos comerciais que estão aqui todos os dias. Discussões que não podem ficar apenas para os responsáveis diretos do aeroporto, devem ser estendidas a sociedade sejam elas entendidas ou não no assunto, o aeroporto é do povo e o dinheiro para investir também. Respeito o seu comentário, entretanto, infeliz, posta a sua opinião sobre as razões da demora do vôo, faça nos entender o motivo(s) desse longo período inativo. Esse vôo de ontem foi esporádico ou é o inicio de uma operação semanal? É viável e oportuna a ampliação do aeródromo? Se as empresas da região vêem como uma grande oportunidade de expansão de suas produções tendo MGF como via de exportação e importação de seus produtos? O que falta para consolidar o vôo? Será incentivos fiscais, estrutura, demanda, fomentar ou desconhecimento desse vôo? Enfim, use esse espaço democrático para opinar sobre seus conhecimentos na aviação em geral ou nos traga informações do dia-a-dia de MGF, será de grande utilidade ao debate. Desrespeitar ou ofender um comentário sem mostrar a sua versão consistente e plausível da discórdia é sinônimo de falta de inteligência e respeito ao leitor.

Fica a dica!

Anônimo disse...

Anônimo das 00:05 as regiões de Joinvile e Maringá apresentam alguma similaridade no seu perfil de desenvolvimento . São regiões produtivas e industrializadas , prestadoras de serviços com forte conotação finaceira com a vocação de gerar aquela referência nacional dos vôos de negócios , alimentados pelas pessoas jurídicas hoje eestimada em 72% do movimento . Tanto Londrina como Maringá não têm vocação para o foco turismo . Fechar 3 aeroportos que movimentam quase 1 milhão de passageiros ano ( Joinvile e Londrina ) seria a perda de uma receita anual de 17 milhões de reais e deixar 2 expressivas e mais importantes regiões dos progressitas estados sulinos sem avião . Acredite !

Anônimo disse...

Anônimo 01:44, qual rádio você utiliza para receber as conversas dos pilotos e a torre Maringá? E aonde posso comprar um? Tenho muito interesse em ouvir, recentemente estive em Guarulhos e vi várias pessoas próximas da cabeceira 09 com seus receptores e câmeras fotográficas, num domingo pela manhã. Sem falar Campinas e Porto Alegre aonde já presenciei também. Agradeço se puder ajudar.

Anônimo disse...

hoje (10/03/10) passo um atr da Pantanal as 20:20.
é um voo charter,chegou mas cedo o voo 4734. qual o motivo desse aviao passar por aki nesse horario?

Fernando Lima disse...

Boa noite a todos!!!

Pra começar esse tal de Horácio nem sabe o que fala, a começar pela distancia entre Maringá e Londrina. São 100km e não 50, e se for levar pelo mesmo pensamento o aeroporto de Cascavel tb vai fechar, pois o aeroporto internacional de Foz tem mais que o triplo de movimento. A verdade é que a boca fala o que quer mas pena que tem mtos pessimistas que acreditam em tudo e ja fazem estes comentarios ao inves de comemorar mais um cargueiro na cidade.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Alguém tem informação da Sol? Ela continua operando em Maringá? E os novos vôos da Trip já foram autorizados a operar?

Anônimo disse...

00:16, seu comentário é semelhante a narração do Galvão Bueno, durante o jogo fala mal do jogador que está apagado, sem ritmo e mais baboseiras, já no final do jogo esse jogador faz um gol e salva o time, a partir daí esqueça tudo que foi falado e passa a elogiar ao extremo dizendo que é jogador de seleção. Um simples gesto muda a opinião. Isso é atitude de pessoas desinformadas ou em cima do muro, se você acompanha o blog, leu os comentários e entendeu o que foi escrito, não estava postando um comentário infeliz. Todos que postam são a favor do vôo que enche de orgulho os maringaenses. Discutimos razões pelas quais esse vôo não operou em Novembro/2009 e só depois de 91 dias pousou aqui novamente, necessidade ou não do aumento da pista e pátio, instalações de novos auxílios à navegação aérea e demais melhorais para atender os vôos cargueiros, passageiros e principalmente os vôos comerciais que estão aqui todos os dias. Discussões que não podem ficar apenas para os responsáveis diretos do aeroporto, devem ser estendidas a sociedade sejam elas entendidas ou não no assunto, o aeroporto é do povo e o dinheiro para investir também. Respeito o seu comentário, entretanto, infeliz, posta a sua opinião sobre as razões da demora do vôo, faça nos entender o motivo(s) desse longo período inativo. Esse vôo de segunda foi esporádico ou é o inicio de uma operação semanal? É viável e oportuna a ampliação do aeródromo? Se as empresas da região vêem como uma grande oportunidade de expansão de suas produções tendo MGF como via de exportação e importação de seus produtos? O que falta para consolidar o vôo? Será incentivos fiscais, estrutura, demanda, fomentar ou desconhecimento desse vôo? Enfim, use esse espaço democrático para opinar sobre seus conhecimentos na aviação em geral ou nos traga informações do dia-a-dia de MGF, será de grande utilidade ao debate. Desrespeitar ou ofender um comentário sem mostrar a sua versão consistente e plausível da discórdia é sinônimo de falta de inteligência e respeito ao leitor.

Fica a dica!

Anônimo disse...

Amigo 18:09, utilizo um rádio Yaesu VR 5000 com uma antena externa ARS G6. No Brasil e EUA tem alguns sites que vendem equipamentos para escuta aérea, são todos confiáveis e já comprei deles alguns rádios e acessórios:

http://www.radiohaus.com.br/categoria.php?cat=45
http://www.amantesdoradio.com.br/loja_on-line.htm
http://www.cborges.com.br/kanguru/index.php?p=cat&sub=42 http://www.jigtronics.com/mk13.htm
http://www.radioshack.com/family/index.jsp?categoryId=2032072
http://www.unidendirect.com/itemlist.cfm?cattype=prd&catid=3
http://www.universal-radio.com/catalog/widerxvr.html

Boa sorte!

Anônimo disse...

Anônimo 20:37 realmente a Pantanal esteve essa noite com o vôo 4732 e decolou para Presidente Prudente, logo depois, decolou o Pantanal 4739, mesmo voo da tarde. Suponho que o PTN4732 trouxe a tripulação do PTN4739, o ATR ficou o dia todo no pátio. Até agora não chegou o PTN4734.

Alexandre

Anônimo disse...

21:38

Já faz mais de 10 dias que a Sol não vem para Maringá, no site da mesma o vôo continua ativo. Não encontrei informações de suspensão do vôo SBA4575 ou motivos reais dessa ausência, provavelmente não tem passageiro interessado ou está esperando encerrar a autorização do vôo concedido pela ANAC. A Trip solicitou o vôo TIB5654 para CWB no mesmo horário da Sol e recebeu autorização para alteração do vôo TIB5509 – Maringá-Cascavel-Curitiba, esse vôo inicia em Guarulhos, a partir de abril será cancelado a etapa Guarulhos. A Azul cancelou o vôo AZL4037 aos sábados. Os demais pedidos da Trip e Azul estão em análise.
Para acompanhar o processo de pedidos de novos vôos, alterações e autorizações, entre no site da Anac, procure por Hotran e baixe as planilhas que são atualizadas diariamente.
Abaixo o plano de vôo repetitivo (RPL) apresentado pela SOL e disponível no Cindacta II. O plano entra em vigor 20min antes da hora proposta, o ACC autoriza e libera o código transponder e o controle Londrina (APP) paga à saída instrumento e restrição de subida se necessário, já a torre repassa aos pilotos as informações. O piloto informa o POB, autonomia e alternativa. Nesse caso a rota apresentada não é cumprida, geralmente voa até a posição Carmo e depois direto Curitiba.

210210 UFN 1234500 SBA4575 L410/L SBMG1540 N0150 090 DCT ELOSA DCT SBCT0110 EQPT/- RMK/NIVEL JA VOADO VMC

Bom dia.

Anônimo disse...

Sobre a ampliação do pátio seja o texto extraído do site do Ângelo Rigon:
União extingue convênio para ampliação do aeroporto de Maringá; Estado diz que obra não corre risco. Atualizado – O Aeroporto Regional Silvio Name Junior, de Maringá, que foi o único do Paraná entrar no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), em 2009, não vai mais receber do Ministério da Defesa os R$ 2.557.402,16 para ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves. A prefeitura iria entrar com 30% deste valor, como contrapartida. De acordo com extrato de extinção assinado pelo comandante major brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato e publicado hoje pelo V Comando Aéreo Regional no Diário Oficial da União, a União/Ministério da Defesa, por meio do Comaer/V Comar, resolveu extinguir o convênio celebrado com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes. O convênio, que leva o número717906/2009, que levaria à ampliação do estacionamento de aeronaves do Aeroporto Regional Silvio Name Junior de Maringá, foi extinto, de acordo com o documento, nos termos da cláusula 10, ” tendo em vista o não atendimento por parte do Governo do Estado do Paraná, do previsto na subcláusula única da mesma cláusula, tudo em conformidade com o art. 27, parágrafo único, da Portaria Interministerial nº 127, de 29 de maio de 2008″. O documento não faz referência à prorrogação do convênio, que pode ser feita por mais uma vez de acordo com a portaria interministerial.
PS – Ao final do dia, a Secretaria de Estado dos Transportes divulgou nota garantindo que a obra não corre risco.
http://www.angelorigon.com.br/?p=5252

Alexandre

Anônimo disse...

Update:

Madrugada movimentada (11/03):
Gol 1735
PTMEP - Caravan em vôo de aerolevantamento
PRCLE - King Air 9L pousou e decolou para Umuarama
PTN4748 - pousou às 02:48LT e decolou às 03:05LT para Marília.
PTVDL – SenecaIII pousou às 03:55LT

Alexandre

Anônimo disse...

Com relacao ao estado perder o prazo do convenio federal para a ampliação do patio de manobras, o governo Requiao esta pouco se lixando para o norte do Parana, sempre foi governo de Curitiba e nao do Parana, entao dá nisso ai

pois é incabivel o governo do Parana perder este recurso oriundo de verba federal que beneficia o estado de uma maneira geral, mas nao tem interesse politico em desenvolver o norte do estado por daqui saem poucos votos.

estamos bem mesmo

enquanto nao for eleito um governador vindo do norte do parana aqui sera sempre uma regiao marginalizada.

Paulo

Fernando Lima disse...

Bom dia!!

Em se tratando do blog do Rigon eu não acredito em nada que é postado lá, se a União desistiu da ampliação do aeroporto deve ser a falta de dinheiro, pois o governo federal doou milhões para o Haiti.

Anônimo disse...

00:35, obrigado pelos endereços. Caro de mais esse rádio seu, hein! Quais modelos abaixo de R$ 800,00 é bom?

Anônimo disse...

Fernando Lima , você já esteve no Haiti ? Acho que não e nem tem idéia do que a miséria em plena América Latina é capaz e há 90 minutos de vôo da Flórida pode produzir, assim não radicalize sua antisolidaríaze, porque a coisa poderia ter acontecido no nosso quintal ou nosso living. O polêmico Rigon tem suas bravatas, mas informa e dá o contorno político, social e cultural que a mídia majoritária de Maringá omite. Pergunte aos gestores da mídia em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, quando se fala de Maringá. Democràticamente vamos pensar e vamos considerar seu comentário.
Tá vendo, não é falta de dinheiro e sim de pressão, de vontade política, de um plano de negócios, de competência, de iniciativas criativas fizeram o PROFFA pela 2a vez tirar o chocolatinho da boca da SBMG. E agora ?

Anônimo disse...

Pessoal, a Esquadrilha da Fumaça estará no próximo domingo em Umuarama.
Notam válido entre 16:30 até 18:00LT.

SSUM - UMUARAMA/UMUARAMA, PR
- NAV -
14/03/10 19:30 - 14/03/10 21:00
EXIBICAO AEREA (ESQUADRILHA DA FUMACA) ACONTECERA CENTRO COORD 2346
03S/0531601W (UMUARAMA, PR) RAIO 7KM RTO
GND - FL065)

Anônimo disse...

Pessoal a Infraero Pelotas, proibiu o blog aeroportopelotas de divulgar fotos e conteúdos de fonia aérea do aeroporto. O administrador do blog foi chamado para uma reunião na Infraero local e ouviu que é proibido por lei divulgar na internet informações captadas por rádios VHF e só poderia publicar informações vagas e leigas. Resultado o blog está vazio.
Isso é censura e o fim dos entusiastas na internet. Peço que deixem uma mensagem para o blog de Pelotas e penso que em breve serão estendidos aos demais sites e blogs de aviação essa censura.
http://aeroportopelotas.blogspot.com

Fernando Lima disse...

Anonimo das 22:21

Talvez vc naum entendeu o meu comentario, mas eu quis dizer que essa verba que naum vem mais para Maringá, trata-se de estrutura do aeroporto de uma das principais cidades do Paraná, então antes de ajudar os outros, primeiro tem que arrumar a casa, não que eu seja contra a essas ajudas, mas eu não concordo o fato de pra se investir dentro do nosso país é uma burocracia, mas pra mandar o nosso dinheiro dos impostos que pagamos pra fora é num estalo de dedos.

SBMG/SBGO disse...

@ 22:21

Pelo visto, você é mais Rigonete da vida. hahahahaha

O Rigon pode ser tudo, menos, democrático e imparcial!
Tente postar algum comentário contrário ao pensamento dele. Para aquele imbecil, quanto pior - melhor!

Se o nosso aeroporto fosse administrado por algum político que ele tem admiração, ele não faria nem a metade das criticas que faz!
Porque, foi do blog dele que surgiu comentários maldosos e em tom de chacota quanto aos vôos internacional de cargas.
Se dependesse da vontade desse pseudo jornalista, SBMG já teria fechado as portas!

SBMG/SBGO disse...

Isso se você não for o próprio Angelo Rigon em pessoa.
Pois sabemos o quanto o senhor adora criar personagens fantasmas e anônimos.

Caso seja você mesmo, não tem credibilidade alguma. Pois até mesmo em atos de vandalismos (na Vila Olímpica) você pareceu bem eufórico e comemorando.

Olíempiadas Brasil disse...

Bem que a Azul podia entrar com mais pedidos de voo para MGF. Meu sonho é ir para CWB de Azul.

Anônimo disse...

Amigo 18:51, a Radiohaus sempre tem promoções é só ficar de olho. Os scanners da Icom e Yaesu são os melhores, modelos como Icom R5 e Yaesu VR 500 são baratos e muito eficientes, porém, precisão de antenas telescópicas para ser ter uma boa recepção. Os modelos da RadioShack e Uniden também são bons, para comprá-los você precisa de cartão de crédito internacional, pagar impostos e taxas de envio. O modelo da JIG é um rádio FM modificado para receber comunicações aéreas, contudo, tem seus incômodos, como: sem squelch, distorção e saturação da voz quando muito próximo do aeroporto ou avião, sem memória, não scaneia, sensibilidade e seletividade pouco eficiente, mas o preço é bom, equipamento ideal para quem quer ouvir as fonias sem gastar muito. Espero ter ajudado.

Boa sorte!

Anônimo disse...

É importante lembrar que, quando Londrina colocou dois governadores em Curitiba (José Richa e Álvaro Dias - este último fez sua vida política em Londrina), as verbas estaduais não paravam de jorrar lá, e Maringá ficava só com migalhas (comparativamente).
Está na hora de colocarmos um político (sem ficha suja) de Maringá no Palácio Iguaçú.
Assim não acontecerá de perdermos, pela 3ª vez, o "chocolate" do PROFAA para o aeroporto de Maringá.

Anônimo disse...

Sem ironias, mas está para nascer ainda um governador maringaense. O Osmar é daqui mas não leva, o Beto Richa certamente irá ganhar pelo que fez e está fazendo na capital, tem muito prestigio. Não vou votar em nenhum dois. Faltou empenho dos políticos que não souberam lidar com a arrogância e estupidez do governador, que faz o que lhe é conveniente, mesmo em ano eleitoral. Novamente perdemos a oportunidade de ampliação do pátio, é lamentável!

Anônimo disse...

O pior é que, se o Beto Richa ganhar, os ótimos tempos (Zé Richa e Álvaro) de Londrina voltarão (afinal, o Beto Richa nasceu lá), e, não digo nada, se o novo aeroporto de Londrina não deslanchar e o "governador pévermelho" fizer de tudo (disfarçadamente) para prejudicar o nosso aeroporto.
Já pararam para pensar nisso???

Anônimo disse...

Nossa!! Essa teoria da conspiração é rídicula! Primeiro, o Beto é prefeiito de Curitiba, não de Londrina. Além disso, ao contrário do que se pensa, uma pessoa sozinha não tem todo esse podr que se imagina, mas os brasileiros sempre foram personallistas, conforme afirmou Sérgio Buarque de Hollanda.