sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fotos







Essas fotos postadas hoje foram do amigo Fabricio que estava junto com o Aeroinga no vôo.

102 comentários:

Aeroinga disse...

Muito obigado SR Marcos Valencio que nos proporciona a entrada no patio para essa cobertura e ao amigo Augusto gerente de operação da Tampa no Brasil por tambem proporcionar a entrada na aeronave para melhor cobertura do trabalho.


Um grande abraço a todos

AEROINGÀ

Anônimo disse...

belas fotos e bela cobertura!

parabéns aos responsaveis pelo blog e a adiministração do aeroporto que vem fazendo um belo trabalho e que continuem assim!

abraços!

Vinícius disse...

mto legal!! moro em São Jorge do Ivaí, e ele passou aqui por cima bem baixinho (ja na altitude pra entrar na final)logo depois passou um ATR.

Javalí Rubio disse...

Que blog fantástico para quem ama a aviação!!! Parabéns!!!
Visitem também este blog português relacionado com a aviação e a Fotografia Aérea de Portugal:
Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal
Obrigado

Anônimo disse...

Sábado, 12 de junho de 2010.

Escuta a partir das 15h40.

Vôo: P8 4739
Destino: Marília e Congonhas
Aeronave: ATR 42-300
Prefixo: PT-MFM
Decolagem: 15h59
POB: 28

Vôo: AD 4095
Destino: Curitiba e Campinas
Aeronave: Embraer 195
Prefixo: PR-AYD
Decolagem: 16h18
POB: 108

Vôo: G3 1225
Destino: Curitiba e Congonhas
Aeronave: Boeing 737-7EH
Prefixo: PR-GEA
Decolagem: 17h43
POB: 145

PR-GEA
http://www.globalspotter.net/photodetail2.aspx?codfoto=2452

PR-AYD
http://www.airliners.net/photo/Azul---Linhas/Embraer-ERJ-190-200IGW-195AR/1701734/L/

http://www.airliners.net/photo/Azul---Linhas/Embraer-ERJ-190-200IGW-195AR/1653738/L/

Movimentação intensa em Iguaraçu, muitos aviões pousaram e decolaram, devido ao churrasco oferecido pelo dono da pista Recanto das Águias – SSHN.

Bom domingo a todos!

Anônimo disse...

AOS AMIGOS: A TAM ENCOMENDOU 20 EMBRAER PARA A PANTANAL. NÃO DESCOBRI O MODELO. OUTRA: A PANTANAL DEVE COMEÇAR A OPERAR A- 319 EM BREVE, NAS LINHAS DE MAIOR MOVIMENTO.

Anônimo disse...

A WebJet opera por enquanto somente em cidade com mais de 1.000.000 de hab ?


A Webjet la Operou em Rondonópolis-MT

a Cidade tem 150 mil hab , Nao entendo !!

Anônimo disse...

anonimo das 19:21, onde vc leu essa noticia? poste o link que eu nao encontrei em lugar algum... pelo que eu saiba, a Tam tem ecomendas de 20 Airbus do modelo A319/20

Anônimo disse...

Isso e bom sinal pois com certeza Maringa vai ser prestigiada com os jatos da Pantanal

Paulo

Anônimo disse...

Domingo, 13 de junho de 2010.

Escuta a partir das 15h10.

Vôo: P8 4739
Destino: Marília e Congonhas
Aeronave: ATR 42-300
Prefixo: PT-MFM
Decolagem: 15h58
POB: 38

Vôo: AD 4095
Destino: Curitiba e Campinas
Aeronave: Embraer 195
Prefixo: PR-AYA
Decolagem: 16h39
POB: 118

Vôo: G3 1225
Destino: Curitiba e Congonhas
Aeronave: Boeing 737-76N
Prefixo: PR-GOW
Decolagem: 17h37
POB: 151

Vôo: 8R 5439
Destino: Londrina, Foz e Porto Alegre
Aeronave: ATR 72-202
Prefixo: PP-PTL
Decolagem: 19h04
POB: 44

Vôo: 8R 5517
Destino: Curitiba
Aeronave: ATR 42-500
Prefixo: PP-PTV
Decolagem: 20h59
POB: 45

Vôo: P8 4734 – (não pernoitou).
Destino: Marília.
Aeronave: ATR 42-300
Prefixo: PT-MFM
Decolagem: 01h13
POB: 09

AD 4036 – PR-AZH – E190
http://www.airliners.net/photo/Azul---Linhas/Embraer-ERJ-190-100IGW-190AR/1629981/L/

G3 1735 – PR-GOD – B737-75B
http://www.airliners.net/photo/Gol-Transportes-Aereos/Boeing-737-75B/1357845/L/

PR-AYA
http://www.airliners.net/photo/Azul---Brazilian/Embraer-ERJ-190-200LR-195LR/1681745/L/

PR-GOW
http://www.airliners.net/photo/Gol-Transportes-Aereos/Boeing-737-76N/1524989/L/

PP-PTL
http://www.airliners.net/photo/TRIP-Linhas-Aereas/ATR-ATR-72-500-(ATR-72-212A)/1511223/L/

PP-PTV
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(TRIP-Linhas/ATR-ATR-42-500/1654118/L/

Boa semana a todos!

Anônimo disse...

Anonimo das 20:18, o que voce deve ter visto e sobre um voo fretado que a Webjet fez para o time do Internacional que foi jogar naquela cidade...e comum o fretamento de aeronaves da Web

Anônimo disse...

Pessoal

Segue mais uma gravação:

Dia: 07/06
Frequências monitoradas:
SBMG - 118.75Mhz (Torre Maringá)
APP SBXO - 129.70Mhz (Controle Londirna - somente aeronaves)

A gravação contempla desde a decolagem do GOL 1724 (início da manhã) ao pouso do AZUL 4036 (final do dia).
São cerca de 2:18:40 de gravação.

É interessante para escutar como é em geral o movimento de SBMG e da TMA Londrina todos os dias.

Segue o Link:

http://www.4shared.com/audio/tvclgHgn/Scan_SBMG_SBXO_0706.html

Quem quiser fazer o download ou escutar direto no site do 4Shared fique a vontade.

No mais, Boa semana a Todos!

Rafael

SAlgadso disse...

Uma nova empresa aérea deverá operar aqui em Maringá em breve! A Laguna Linhas Aéreas operará aqui com F100 e F50! Não é mentira, vejam no link abaixo:
http://www.voelaguna.com.br/destinos.html

Se sairá do papel não sei!

Anônimo disse...

Papagaio 48 aeronaves? e ja vao operar em 96 cidades? mas que estranho isso, como que nao saiu em nenhum noticiario, propaganda etc? o site e muito vago, sei la se isso e verdade

Paulo

Anônimo disse...

Rafael,

Mais uma vez, nos brinda com a escuta da torre Maringá e os aviões na terminal Londrina.

Estou interessado na sua antena, pela excelente recepção. Em post anterior, você citou que é uma Aquário M100A.
Qual o comprimento do elemento irradiante dela?
Quais conectores e cabo que você usa?
Aonde comprou e se foi montada por você?
Qual altura dela, em relação ao solo?

Utilizo a antena do próprio rádio, uma telescópica de 60 cm, porém, não tem a mesma eficiência que uma externa.

Se puder responder, agradeço.

Alexandre.

Anônimo disse...

Salgadso, vi o site da Laguna, mas pelo jeito vai demorar um bocado pra ela vir pra Maringá, considerando o tanto de destinos onde ela pretende atuar...

Anônimo disse...

Nossa , essa Laguna Linhas aereas

deve ser Nova , eu Nunca vi essa

Empresa Aerea ! Mais seria mt Legal

Maringá Receber F100 !

Anônimo disse...

nunca ouvi falar em Laguna Linhas Aéreas! será que vai ter mesmo? tomara!

Anônimo disse...

Alexandre

Vamos lá...

Antena Aquário M-100A

Qual o comprimento do elemento irradiante dela?
R: Sobre exatamente o comprimento eu não vou saber te responder, mas acredito que ela esteja dimensionada para a faixa de rádio amador, conversando com o técnico na hora da compra ele disse que não era necessário redimensioná-la, pois mesmo assim a recepção da faixa aeronáutica não teria problemas, o que se revelou na prática.

Quais conectores e cabo que você usa?
R:Conectores - SMA Macho para ligação no rádio (No caso o Icom IC-R5) e UHF Macho para ligar na antena.
Cabo - RG 58 com impedância de 50 Ohms da Marca Kmp. (Aqui utilizo cerca de 10 metros).

Aonde comprou e se foi montada por você?
R: Comprei aqui em Maringá na Lunar Telecomunicações - A montagem e instalação foi feita por uma outra pessoa.

Segue as informações:

Lunar Telecomunicações
Rua Joubert de Carvalho, 373, sala 502
CEP 87013-200
Maringá - Paraná - Brasil
Fone/Fax: +55 44 3227-0450
lunar@lunar.com.br
www.lunar.com.br

O técnico responsável é o Sr. Jurandir Migoto, detalhe, é ele que faz as manutenções dos rádios da torre e dos auxílios do aeroporto de Maringá, além de ser gente boa, é radioamador - e pratica também a escuta aérea (ele sim tem uma ótima recepção em
118-136 MHz). Quanto ao instalador da antena ele te passa o contato.

Qual altura dela, em relação ao solo?
R: Aqui em casa utilizo a altura mínima recomenda, a haste fixada no teto tem entorno de 02 metros. Mas na prática quanto mais alto melhor (levando em consideração o local em que estará a antena...)

No meu caso ela tem superado as expectivas, porém, existem outras marcas e modelos e a possibilidade de se construir uma caseira.

Interessante também dar uma olhada no fórum do site do Contato Radar, no tópico de RadioEscuta/ACARS - lá tem vários posts interessantes sobre esse assunto (procurar nos posts anteriores).

No mais boas escutas e precisando de mais informações é só avisar.

inté...

Rafael

Anônimo disse...

Essa Laghuna só voára em 2051 ou 2057!!!!!

Anônimo disse...

uhahuahuahuaa vdd 18:42! E eu é que não quero estar dentro desse Fokker 100 quando isso acontecer! kkkkkkkkkkk

Saulo disse...

Pessoal, eu creio que o que a gente posta aqui tem um certo alcance na imprensa local. Então, acho interessante começar a se reivindicar a instalação do ILS no aeroporto, tendo em vista que a movimentação de passageiros e aeronaves está crescendo significativamente aqui em MGF. E isso tende a colocar em evidência um número maior de cancelamentos nessa época. O que acham? A imprensa poderia fazer algum levantamento a respeito.

Anônimo disse...

96 destinos com 48 aviões?! ou seja as aeronaves só fazem trajeto de ida e volta, quanta ousadia hein...
quem sabe até 2050, apesar de que a autorização da anac é pra 1 ano de operações contados a partir de 10 de abril de 2010.

Renato

Anônimo disse...

Olá pessoal,
o praso para a assinatura do convênio entre o estado do paraná e a união para liberação dos recursos que serão usados na ampliação do pátio de manobras, está acabando e no andar da carraagem Maringá vai perder novamente os recursos.
Vamos gritar aqui no blog.
Abraços

Anônimo disse...

Saulo, estive conversando com o Marcos Valencio e ele informou que a Azul esta interessada em implantar o ILS em Maringa, agora quando isso vai ocorrer nao sei mas existe o interesse, o bom seria juntar todo o pessoal engajado no nosso aeroporto e propor algum incentivo a Azul ou algo parecido.

Paulo

Anônimo disse...

Laguna não sairá do chão, por que ela não tem avião e:

De onde vão arrumar de uma hora para outra 40 F100 e botá-los em operação tudo de uma só vez??

Os F50?? Tem alguns por aí???

Comissários, pilotos, etc??

só em 51 ou em 57 como disse o dos 18:42!

Anônimo disse...

Olá pessoal!!

Hj por volta das 10h da manhã eu vi um que parecia ser o 747, pois havia um risco branco no céu. E parabens Aeroingá pelo blog ta show de bola....abraços!!!

Anônimo disse...

alguem sabe qual aeronave pousou por volta das 19:05?? vez um baita barulho aqui em kasa...

Anônimo disse...

Pessoal

Segue mais uma gravação...

Essa foi realizada na madrugada do dia 22/09/2009. Neste dia SBMG recebeu um vôo de cargas, sendo operado pela Florida West. A gravação contempla a autorização de tráfego, taxi, decolagem com a torre Maringá e a comunicação com o controle Londrina e com o centro Curitiba durante a subida (Chegou a pedir desvio de rota em virtude de CBs).

Informações do vôo:

Florida West
Vôo: 778
SBMG - SKRG (Rio Negro/Medelin - Colômbia)
FL 400

OBS: O chiado de fundo e a qualidade da gravação se deve ao fato de eu utilizar até então somente a "anteninha" que vem com o rádio. O que quebrou meu galho foi a potência do rádio do 767.

Link:
http://www.4shared.com/audio/mTYem4I-/SBMG_Florida_West_2209.html

t+

Rafael

Anônimo disse...

Eu concordo que Maringá precisa de ILS. Já tive problema este ano com cancelamento do vôo da Azul em virtude do mal tempo. Vou iniciar um MBA em Campinas e estou apreensivo com a possibilidade de cancelamento de vôos nos sábados de manhã (da Azul). Que bom que a
Azul já está preocupada com isso.

Abraço ao pessoal do blog, está show de bola.

Anônimo disse...

Rafael,

Obrigado pelas explicações.

Vou conhecer a Lunar ainda essa semana.

Continue gravando e disponibilizando para download. Grave também a frequência livre 123.45 MHz.

Alexandre.

Anônimo disse...

Falando em ILS... no fim de novembro do ano passado estava em VCP aguardando voo da Azul para CWB e conversava com um piloto particular que aguardava o mesmo voo. Estávamos atrasados devido uma tempestade q caía em Campinas e ele comentou algo q me incomodou: disse que um dos maiores recordes de dias seguidos com aeroporto fechado no Brasil nos últimos tempos era de Maringá (7 dias), perdendo só para um aeroporto do Espírito Santo. Ele só não detalhou se eram 7 dias inteiros ou apenas em determinado horário que ficou fechado por 7 dias! Era um misto de nevoeiro com chuva forte que impediram nosso aeroporto de abrir, segundo ele. Tá certo que o ILS não resolve todos os problemas, mas se SBMG está em local tão propenso a esses problemas fica complicado! Alguém tem informações a respeito?

Anônimo disse...

Ola boa Tarde a todos,
Depois de mais de 8 meses sem o pouso do 737-800 da Go, fmos privilegiados hj às 06h10min local 0900z, com o pouso do PR-GTQ, devido mnt ñ programada no PR-GIL 737-700, GTQ arr para efetuar o embarque dos clinetes do flt 1724 para CWB e demais CNX.

PARABENS SBMG, mais um a conquista realizada !!!

Anônimo disse...

Proximo voo cargueiro programado para dia 24/06

Paulo

Anônimo disse...

Outro dia vi pousar em Maringá o B737-800 da Gol que era o PR-GEA. Mto lindo!

Anônimo disse...

Não anonimo acima, estava no aero aqui de cwb e o voo foi operado por um B737-700 matrícula PR-GIM. Esse voo com o B738 ´provalvelmente deveria ser um chrtaer. Flw

Anônimo disse...

ILS já em Maringá!!!!!

Londrina já está em campanha há mais de dez anos e só agora a coisa parece que vai andar, depois do marasmo da Infraero e da demolição da construção próxima à cabeceira 31.

Maringá tem administração direta da prefeitura e mais agilidade para conseguir este equipamento, não tem nenhum obstáculo impedindo a instalação do ILS e, por que não, já ampliar a pista até 3000 metros, na direção da cabeceira 09 (permitindo o pouso de 767 "full payload"), já instalando o ILS na sua posição definitiva.
Vai custar uns bons milhões (bem administrados e sem nenhum desvio), mas dará um (e bota um!!!) bom upgrade no aeroporto.

Vamos lá pessoal! Vamos fazer e divulgar essa campanha do ILS JÁ em MARINGÁ cair na imprensa, nas entidades, sociedade organizada, políticos, internet, etc., etc., etc.

Não vai ser uma campanha tão forte como o "cala a boga Galvão", mas vamos fazer bastante barulho e, quem sabe, não vinga um ILS aqui antes de Londrina.

Anônimo disse...

19:57, dê uma olhada no post do dia 12 de junho de 2010 20:49, ali tem um link de uma foto do PR-GEA, que é um Boeing 737-7EH com winglets.

http://www.globalspotter.net/photodetail2.aspx?codfoto=2452

A Gol/Varig tem alguns B737-700 com winglets, não só os B737-800 que os utilizam.

Alexandre

Anônimo disse...

O anonimo das 01:15 tem razão...
eu já fiz o voo 1225 nesses boeings 737-700 com winglets...

jose luiz da costa disse...

Comparar Prefeitura de Maringa com Infraero temos uma grande diferença. A Infraero muito lenta, pesada, cabide de empregos...... E a Prefeitura De Maringa tem açâo mais rapida, ai nâo podemos comparar Maringa com Londrina. Quem tem Infraero anda para tras.

Anônimo disse...

"Azul liga Curitiba a Maringá
Curitiba e Maringá serão as próximas cidades a serem ligadas pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras com voos sem escalas. A nova rota começa a ser operada em 7 de junho, com uma frequência por dia. O voo parte de Maringá às 16h20 e chega a Curitiba às 17h10. De Curitiba, a decolagem acontecerá todos os dias às 14h58 com chegada a Maringá às 15h50. De Maringá, a Azul já voa sem escalas para Porto Alegre e para Campinas. E Curitiba está conectada na malha aérea da Azul com Campinas.

Trata-se de mais um passo do planejamento de rotas ponto a ponto proposto pela Azul. "

Alguem pode me explicar isso?? A Azul já tem um voo para Porto Alegre sem escalas?? Por favor se souberem informem!!

Isso foi retirado do site www.jetsite.com.br, na seção notícias.

Anônimo disse...

quer comprar passagem ainda para hoje 19/06 e amanhã 20/06 p/ São Paulo - Campinas por R$ 99,00 por trecho entre agora no site da Azul

Anônimo disse...

Prezados,
Ao anonimo 17 de junho de 2010 19:56, o GIM prossegiu direto de CWB para as demais pernas do flt 1724, más a perna MGF-CWB foi operado pelo GTQ 738 da Gol sim, foi o primeiro 800 após 8 meses sem ARR em MGF, e ao anônimo acima o GEA da Gol é um 737-700 e por sinal o mais novo 737-700 da Gol, realizado compra em JAN 10.

A PARTIR DO DIA 12/07 inicia o FLT PERMANENTE e não Provisório às 5:15MGF-CGH, más uma conquista da base GOL de MGF esse flt e o flt 1225 serão operados com 737-800, e o FLT 1291 tbm será incorporado a frota aos sabados. PARABENS A GOL que acredita em MGF e região !!!!

Sucesso à todos !!!

Anônimo disse...

Das 21:25 , boa tarde e sua abordagem tem fundamento mas as benesses e mimos da Infraero são distribuídas entre os 67 aeroportos sem desagradar suas gerências desde Tabatinga e alguns amazônicos desconhecidos até a dupla Guarulhos/Congonhas e os fluminenses Santos Dumont/Tom Jobim. Os aeroportos da rede não tem problema de captação de recursos e alimentação de caixa para seu cotidiano e despesas de rotina-salários, convênios, manutenção básica, reciclagens diversas, badalação e "otras cositas mas". Enquanto isso, ainda que se reconheça o esforço do Marcos Valêncio em correr atrás para honrar as contas ainda que a receita aeroportuária local decole no rumo da sustentabilidade precoce, mas decola. E o pior, não vemos outro nome para agregar ao super , outro interessado, senão uma mídia local tipo " tudo bem não me comprometo " mais preocupada com os cargueiros, que não sabemos o que trazem, quando, quanto custam ao aeroporto e o que esta operações recolhem para a comunidade. O resultado ? Não sei onde lí, mas a obra do pátio poderá não rolar por falta de apoio oficial, o que certamente, queimaria a SBMG nos pedidos PROFAA.
Não quero ser cansativo - mais 3 coisinhas :
1- A SBMG deveria é a gestão global de aeroportos similares ano nosso - Ribeirão Preto ( DAESP ), Uberlândia, Navegantes, Londrina, Joinvile e alguns outros da região Sul / Sudeste / Centro Oeste;
2- Continuo sugerir uma reunião liderada pela SBMG e Aeroingá para discutir o aeroporto e colaborar com a autoridade na imkplantação de uma gestão moderna de;
3- Já pensaram numa PPP ?
Só não esqueçam de colocar no blog.
Bom domingo com Costa do Marfim e tudo.

Anônimo disse...

no site da Azul ,viajar ida e volta dia 20/06 de maringa para campinas consta como esgotados todos os voos

Anônimo disse...

que bom! entao dia 20/07 eu faço o voo 1225 com 737-800? adorei! parabéns! maringá tá crescendo muito na aviação!

Anônimo disse...

Pra onde foi então o B738 da Gol após pousar em CWB?? E o 737-700 que pernoitou em MGF, foi para CWB tbm??

Saulo disse...

Paulo, o custo do ILS gira em torno de 3 milhões de reais, e evitaria várias manhãs de inverno com a pista fechada. Não é tão caro assim, mas, o pátio de manobras custou pouco menos que isso e foi uma novela. Se o interesse da Azul em uma parceria público-privada procede, abreviaria a espera pela instalação do equipamento.

Anônimo disse...

Novidade:

A partir do dia 15/07 o vôo da Azul passará a sair às 6:10h e não mais às 6:40h.

Número do Hotran: AZU-000253-006
Solicitado à ANAC em 10/06 e já aprovado.
http://www.anac.gov.br/voosautorizados/

Abraços

Anônimo disse...

O povo de Londrina nunca viu avião grande, por isso ficaram com medo do 767 lá em cima...

Anônimo disse...

Saulo, concordo com voce o ILS se formos analizar em termos de custo para uma companhia aerea do porte da Azul nao e caro, agora vamos ver se estao mesmo falando serio ou se e somente especulacao por parte da Azul, ao anonimo das 13:21 o povo de Londrina ja viu sim aviao grande a falida Stela Barros em 1998 fretou dois avioes para levar o pessoal a Disney e foram 2 DC-10 que desceram e tem as fotos deles no site do aeroporto de Londrina que alias e maior que um 767

Paulo

Anônimo disse...

Amigo 20 de junho de 2010 13:21, fazendo correções de rota em sua informação.
Considerando apenas aviões de grande porte:
* Em Londrina pousaram:
-1994: B707 cargueiro (trazendo as primeiras notas de Real, impressas na Alemanha, para o norte do Paraná)
-1998: A310 (Aruba), B757 (American Trans Air) e DC10-30 (Laker), em voos charter para o Caribe e Disney (com escala em GRU na ida para reabastecimento), fretados por agências de turismo.
* Em Maringá, pousaram:
-2008: B707 da Força Aérea Espanhola (alternado de IGU)
-2009 até hoje: B767-200 e B767-300 cargueiros.

Também quero integrar a reunião (e grupo de trabalho) liderada pela SBMG e Aeroingá, sugerida pelo amigo de 19 de junho de 2010 13:23.
Maringá e toda a região só tem a ganhar com essa colaboração e união das forças para o crescimento e consolidação do aeroporto de Maringá.
Não podemos, de jeito nenhum, correr o riso de não contar mais com o dinheiro do PROFAA, em função de, mais uma vez, o pátio de aeronaves de carga não vingar.
A idéia de uma PPS também é interessante, bem como o ILS via Azul.
A administração direta do nosso aeroporto pelo município confere mais facilidade e agilidade de fazer este processo andar do que na Infraero, pois lá tudo tem que passar por vezes em Brasília (inclusive com a demorada regulamentação).

Boa semana a todos!

Anônimo disse...

A Pista de LDB também é fraca demais. Quando um DC-10 pousou na cidade em 1998 (Pousavam tbm 757 da ATA) o DC10 ao pousar qubrou a pista, tanto que o DC10 teve que ficar n aeroporto por dois dias até que concertasem o dano.

Anônimo disse...

Alguem sabe informar se o PCN da pista do aeroporto de Maringa e mais forte que o PCN da pista do aeroporto de Londrina? seria uma informacao interessante

Paulo

Anônimo disse...

Para os Amigos, o Tampa Cargo que pousou 10/06, Vídeo de Taxiamento e de Decolagem :


http://www.youtube.com/watch?v=fwEvL-luHlw&feature=channel


Boa semana !

Anônimo disse...

O PCN da pista de Londrina é 43/F/B/X/TL14 e a da pista de Maringá é 41/R/A/X/U. Pouca diferença, relativamente.
O que se sabe é que, no primeiro pouso em LDB, o DC10-30 estava com ACN menor que o PCN da pista, mas em função de seu comprimento de 2100m (31->13), o piloto optou por fazer um toque mais forte na pista, de modo a dispor da ação dos freios mais cedo e parar a aeronave com segurança. Só que este "toque" foi severo e, embora a excelente estrutura do trem de pouso deo DC10-30 aguentar, a pista não aguentou este acréscimo momentâneo do ACN da aeronave.

Anônimo disse...

Log de domingo, 20 de junho de 2010.

Escuta a partir das 15h00.

Vôo: P8 4739
Destino: Marília e Congonhas
Aeronave: ATR 42-300
Prefixo: PT-MFM
Decolagem: 16h05
POB: 27

Vôo: AD 4095
Destino: Curitiba e Campinas
Aeronave: Embraer 195
Prefixo: PR-AYA
Decolagem: 16h56
POB: 118

Vôo: G3 1225
Destino: Curitiba e Congonhas
Aeronave: Boeing 737-76N
Prefixo: PR-VBQ
Decolagem: 17h30
POB: 144

Vôo: 8R 5439
Destino: Londrina, Foz e Porto Alegre
Aeronave: ATR 72-500
Prefixo: PP-PTR
Decolagem: 19h04
POB: 50

Vôo: 8R 5517
Destino: Curitiba
Aeronave: ATR 42-500
Prefixo: PP-PTW
Decolagem: 21h04
POB: 44

P8 4734 - PT-MFJ – ATR 42-300.

AD 4036 – PR-AZE – E190 - batizado de Verde, Amarelo e Azul.
http://www.airliners.net/photo/Azul---Brazilian/Embraer-ERJ-190-100IGW-190AR/1721811/L/

G3 1735 – PR-VBH – B737-73V.
http://www.airliners.net/photo/Gol-Transportes-Aereos/Boeing-737-73V/1671179/L/

PR-AYA – batizado de Azul é Brasil.
http://www.airliners.net/photo/Azul---Brazilian/Embraer-ERJ-190-200LR-195LR/1658179/L/
PR-VBQ
http://www.airliners.net/photo/Varig/Boeing-737-76N/1486345/L/

PP-PTR
http://www.airliners.net/photo/TRIP-Linhas-Aereas/ATR-ATR-72-500-(ATR-72-212A)/1727697/L/

PP-PTW – Ex: VT-ADH - Air Deccan – Índia.
http://www.globalspotter.net/photodetail2.aspx?codfoto=13326
http://www.globalspotter.net/photodetail2.aspx?codfoto=11091
http://www.airliners.net/photo/Air-Deccan/ATR-ATR-42-500/0734623/L/

Boa semana a todos!

Anônimo disse...

Bom dia a todos. Quanto a informações sobre pouso de grandes aeronaves em Londrina e Maringá, espero que as pessoas que postam neste blog tenham no mínimo coerência e zelo pelas informações. Londrina, pioneiramente, mas também com certa desorganização, devido a este pioneirísmo, teve a honra de ser o primeiro cidade do Norte/Noroeste do Paraná a receber voos internacionais e aeronaves Widebody como DC-10 (Laker - Fretamento inglesa) e Airbus A310 (Aero Cancun - mexicana) e B757-200 (ATA - americana. Nunca o DC-10 pernoitou em Londrina. Os voos chegavam eram abastecidos e carregados com bagagem e passageiros e partiam. Somente o 757 da ATA pernoitou em solo londrinense uma única vez, e durante os exercícios que a aeronáutica estava fazendo na região com caças F-5 (foram 7 aviões F-5 que ficaram em Londrina para os exercícios), portanto o pátio estava lotado com F-5 da força-aérea e um Hércules do exército, 737-500 e Fokker-50 da Rio-Sul, F-100 da TAM, B-737-200 da Vasp e Varig, Brasília da InterBrasil-Star, um helicóptero da PRF. Tinha um vídeo da época mas infelizmente e indevidamente foi sobreposto por outro vídeo. Estava no aeroporto todos os dias que estes aviões chegaram e partiram, inclusive junto a cabeceira 31 por onde pousavam pois a pista tem 2105m pela 31 e as aeronaves não podiam pousar pela 13 e fazer backtrack pela mesma na cab. 31 devido ao comprimento das aeronaves. O DC nunca, digo isso com certeza, nunca deteriorou e danificou a pista principal durante pouso e principalmente no momento da frenagem quando o peso da aeronave é tranferido integralmente para o pavimento, pois quando chegou pela primeira vez a Londrina estava vazio, somente com a tripulação e combustível na reserva e na segunda chegada vindo de MIA estava com os tanques praticamente vazio somente com o suficiente para o alternativo e passageiros e cargas, isto é, uma fração do peso fullload, que poderia, eventualmente, numa constante de pousos danificar a pista mesmo que superficialmente. Isto é lenda, principalmente em Maringá, onde a torcida é contra. Bom isto é passado e de glória para Londrina. Hoje vivemos outra realidade, com Maringá despontando para um crescimento sustentável, tanto passageiros e cargas, é só fazer as coisas com profissionalísmo e eficiência. Londrina pelo seu histórico no setor aéreo tá atrás de Maringá em certos itens, sim está, mas também com profissionalísmo, eficiência, participação da entidades de classe e industriais e comerciais, das cias aéreas, poderá também voltar aos seus tempos de glória. Este mundo dá muitas voltas, quem está em pé cuide-se para que não caia e quem está nas cinzas pode sim, renascer (vide a Fênix).

Salgado. disse...

Essas aeronaves (DC10, B757) que pousaram em Londrina fiseram voos interncionais non-stop de passageiros??

E por falar em voos interncionais, alguem sabe daquele fretamente do Maringá para Argentina??

Anônimo disse...

OS VOOS DA AZUL PARA CURITIBA ESTÃO EM OTIMAS OCUPAÇÕES.QUE BOM!

Anônimo disse...

Recado para a "criançada" que insiste em manter a rixa entre Maringá e Londrina: deixem a rivalidade para o clássico do café! Ao invés de ficarem torcendo o nariz quando uma ou outra cidade saem na frente na conquista de alguma melhoria, deviam agradecer por elas estarem tão competitivas sem prejudicarem o mercado uma da outra! Os 2 aeroportos em franca expansão... olhem o quanto SBMG cresceu sem incomodar SBLO (demanda reprimida?) e vejam o quanto isso é bom para a região! Se as duas cidades continuarem nessa trajetória sem se engolirem será no mínimo vantajoso para ambas! Se SBMG conseguir o ILS primeiro, maravilha! E tomara q SBLO consiga tb e que as duas sigam prosperando!

Anônimo disse...

Amigo das 10:24, muito bem escrito seu comentário, mostra que sabe o que esta falando. Só acho lamentável essa competição entre Maringá e Londrina. Deixa bem explícito o quanto somos interior. Amo Maringá, a minha cidade, e também acho Londrina fascinante, sou orgulhoso por morar numa região com duas lindas e importantes cidades. É vergonhoso entrar no Fórum do Contato Radar, no SkyScrapperCity, e até mesmo aqui, e em todos tópicos sobre a nossa região, fica essa competição mediocre entre quem é melhor, quem tem o aero mais bonito, quem cresceu mais, e bla bla bla. Falo pela minha cidade: Maringaenses, se querem tanto ser os bons do interior, vamos primeiro amadurecer a nossa cultura e tentarmos sermos bons para nós mesmos, e não para sermos melhor do que ninguém. É aquela velha hist., quem tem não precisa mostrar. Afinal, o mundo não gira em torno de Maringá e Londrina. Ao invés de mais um caminhão de bombeiros para o Aero, trocaria por amadurecimento na nossa cultura local. Pensem nisso!

Anônimo disse...

anonimo das 23:32, onde conseguiu essa informação dos pcn's dos aeroportos? Com relação ao de maringá tem algo errado pois diz 41/R/A/X/U. Estudo engenharia civil e por curiosidade estava estudando determinações de pc's de aeroportos, e a primeira letra serve para indicar se o tipo de pavimento é R=rígido;F=flexível. Todos sabemos que a pista aqui de maringá é em asfalto, e asfalto é FLEXIVEL e não rígido como indicado no pcn. Pavimentos rígidos são em concreto, como é o caso do pátio do aeroporto. Acredito então que esse valor é em referencia ao patio de aeronaves e não a pista. Outra dúvida é em relação a ultima letra do código, que indica como foi determinado o pcn, no caso maringaense é a letra U que indica que a determinação do pcn foi realizada de modo empírico, tomando por base o peso dos aviões que descem no aeroporto. No caso londrinense a letra T indica que foram realizados ensaios específicos para tal determinação. resumindo, será que esses dados do pcn maringaense não estão incorretos, e será que com a vinda dos 767's não está na hora de se fazer uma determinação mais precisa da capacidade de carga da pista, pra se evitar problemas futuros?

Renato

Anônimo disse...

Os caras são mau informado, não adianta tirar as explicações da Wikpédia não!

Anônimo disse...

O anônimo 20 de junho de 2010 23:32, errou ao informar o PCN de MGF.

PCN de Maringá e Londrina, publicado no ROTAER.

Maringá:
ROTAER 3-M-17
COMAER AMDT 02 11 FEB 10

MARINGÁ / Regional de Maringá - Sílvio Name Júnior, PR SBMG
23 28 46S/052 00 44W

PUB UTC-3 VFR IFR L21, L26 Governo do Estado 545 (1788)

09 – L9 (3.03) (1), 12 – (2100 x 45 ASPH 41/F/A/X/T L14,15) – L12 – 27

CMB – (3) PF, TF RFFS – REQ-6


Londrina:
3-L-8 ROTAER
03 JUN 10 AMDT 06 COMAER

LONDRINA / Governador José Richa, PR SBLO 23 19 49S/051 08 12W

PUB 5SE UTC-3 VFR IFR L21, 23, 26 INFRAERO 569 (1867)

13 – L9 (1),12 – (2100 x 45 ASPH 43/F/B/X/T L14,15) – L9 (1),12 – 31

CMB – (4) PF, TF SER – S3 RFFS – CAT-6


O ROTAER está disponível para download no site:
http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_files/ROTAER/rot_completo.pdf

Também é possível consultar o PCN através das cartas de aeródromo.
MGF:
http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_files/cartas/adc/sbmg_adc.pdf

LDB:
http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_files/cartas/adc/sblo_adc.pdf

O significado do PCN:

ACN (Número de Classificação de Aeronaves). É um número que exprime o efeito
relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistência.

PCN (Número de Classificação do Pavimento). É um número que indica a resistência
de um pavimento para operações sem restrições.

Tipo de piso para determinar o ACN –PCN:
R - rígido
F - flexível

Resistência do subleito:
A - resistência alta
B - resistência média
C - resistência baixa
D - resistência ultra-baixa

Pressão máxima admissível dos pneus:
W - alta (sem limite de pressão)
X - média (até 1,50MPa)
Y - baixa (até 1,00MPa)
Z - muito baixa (até 0,50MPa)

Método de avaliação:
T - técnica: Consiste no estudo específico das características do pavimento e
na aplicação da tecnologia do comportamento dos pavimentos.

U - prática: Consiste na utilização do conhecimento do tipo e peso de aeronaves que, em condições normais de emprego, o pavimento resiste satisfatoriamente.

Tipos de piso de pista:
CONC – concreto
GRASS – grama
ASPH – asfalto ou conc. Asfáltico
GRVL – cascalho
SAI – saibro
TER – terra

O PCN notificado indica que as aeronaves com ACN igual ou inferior ao PCN, podem
operar sem restrições sobre o pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão
dos pneus.
Poderão ser autorizadas operações de aeronaves com ACN igual ou superior ao PCN
notificado para pavimento desde que obedecidos os critérios estabelecidos na AIC 09/01 -
Resistência de Pavimentos dos Aeródromos e contida no MCA 53-1 - Manual do Especialista em Informação Aeronáutica.

PCN SBMG: 41/F/A/X/T

PCN SBLO: 43/F/B/X/T


Alexandre.

Anônimo disse...

Prezado blogeiro das 12:57 (21/06). Os voos foram internacionais mas nem todos foram non-stop, ie, direto. O primeiro voo foi com o A310 da AeroCancun. Esta aeronave veio vazia (tripulação+comb.) e partiu de LDB (Londrina) para GRU (Guarulhos) para abastecimento e depois para Orlando. Retornou de Orlando para LDB direto e retornou para GRU após. No mesmo dia veio o B757-200 da ATA. Também veio vazio e voo direto LDB para Trinida Tobago no Caribe onde reabasteceu e prosseguiu para Orlando. Retornou direto LDB e retornou MIA vazio. No ano seguinte vieram o DC-10 super 30 da Laker. Veio direto MIA vazio e partiu para GRU para abastecimento e depois direto MIA. Retornou direto MIA/LDB e depois partiu direto GRU. No mesmo dia veio o B757-200 da ATA. Veio vazio direto MIA e depois decolou para Campo Grande/MS para completar os passageiros e bagagem e partiu direto Orlando. Na volta partiu de Orlando direto Campo Grande e depois LDB. Retornou direto MIA. No ano seguinte voltou o B757-200 da ATA por volta das 21:00h e pernoitou no patio e partiu direto Orlando ou MIA, não tenho certeza deste voo. De Orlando voo direto LDB e retornou para MIA. Após estes voos internacionais não houve mais nenhum desde então como fretamento internacional. LDB tem voos internacionais com aeronaves vindo direto de paises do Mercosul ou mais além, mas apenas como táxi-aéreo, e vindo de aeroportos com sistema de recepção internacional (GRU, CWB, Galeão, outros). Espero ter explicado direito. Bom dia.

Salgado. disse...

Opa valeu amigo dás 10:13!!! Seria muito legal ver de novo esses fretementos, quanto em Londrina e quem sabe até em Maringá!

Falaram no aqui no blog, no começo do ano sobre um fretamento de Maringá para Montevideo ou uma cidade da Argentina (Bariloche se eu não estou enganado). Alguem sabe mais à repeito disso?

Anônimo disse...

Eu espero realmente que a pantanal nao desista de operar em maringá e que o que Marcos valencio disse seja verdade que a Tam está instalando um balcão de checkin pois será melhor coisa que a tam estará fazendo.......Ou será que tá dificil perceber que maringá daqui pra frente só terá uma demanda cda vez maior,que em maio foi de 38 mil mas que daqui um ano poderá ser de 60 mil....Tam volte a operar em maringá.......

Anônimo disse...

Devido ao nevoeiro, o vôo G3 1735 – PR-VBI – alternou Londrina.
Permaneceu em espera por aproximadamente 15 minutos, quando a torre informou melhoras, abrindo o campo para instrumentos nos mínimos. Executou o procedimento para pouso na pista 09, porém, não avistou, dando início às 01h38 o procedimento de arremetida e solicitando a torre para alternar Londrina.

METAR e SPECI:
23/06/2010 SBMG 230400Z 15004KT 0700 FG BKN001 13/13 Q1019=
23/06/2010 SBMG 230435Z 14004KT 4000 1600W BR SCT002 14/14 Q1019=

Pelo METAR das 0400Z (01h00) o vento era de 150 graus com 04 nós, visibilidade de 700 metros, nevoeiro, nublado a 100 pés, temperatura de 13° C, ponto de orvalho de 13° C e a pressão atmosférica (QNH) de 1019 Hectopascal.

O SPECI das 0435Z (01h35) a direção do vento era de 140 graus com 04 nós de velocidade, visibilidade de 1600 metros no setor Oeste do aeroporto, névoa úmida, camada de nuvens esparsas a 200 pés, temperatura 14 graus, ponto de orvalho de 14 graus e o ajuste de 1019 Hectopascal.

Pela carta de aproximação por instrumentos de Maringá (GPS) o Boeing, necessita no mínimo de 2000 metros de visibilidade e 500 pés de teto, para efetuar o procedimento para pouso.

Carta GPS pista 09.
http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_files/cartas/iac/sbmg_iac_rnav(gps)rwy09.pdf

Alexandre.

Anônimo disse...

Com relação a essa história da azul, alguem sabe qual seria o interesse da empresa aqui em maringá? Por mais que 3 milhões pra ela possa ser pouco, acho pouco provável que eles gastariam isso em um aeroporto pra manter 3 voos diarios...

Anônimo disse...

colega voçe sabe o que representa 3 voo por dia sem eles nao decolarem ou pousarem 3 vezes no mes o que custaria para a empresa com combustivel ou hotel remarcação e tudo mas

Anônimo disse...

pois é! o que a Azul tá planejando fazer instalando o ILS é mais que um investimento! é assegurar que a rota seja lucrativa. Afinal o aeroporto de Maringá não serve só a cidade, há uma série de cidades próximas que utilizam os serviços do aeroporto.
E quando os hotéis estão lotados? Tem que pagar táxi pra quem é de fora, um preço exorbitante! Então 3 milhoes ao longo do tempo, torna-se um valor irrisório perto do que pode trazer pra companhia, não só na rentabilidade, mas na manutençao de índices baixos de atrasos e cancelamentos.

Anônimo disse...

A Azul nao tem 3 voos diarios e sim 2 voos

Anônimo disse...

Ontem (24/06) passou por Maringá o N5RF.
Um King Air 350, que pertence ao Wells Fargo Bank Northwest, baseado na cidade de Salt Lake City, Utah, EUA.
Decolou com destino ao Rio de Janeiro (Santos Dumont).

O vôo G3 1225 foi operado por um Boeing 737-800.
Matrícula PR-GTZ – B737-8EH – Entrou na Gol em 20/12/2007.
O vôo decolou com 142 POB.

N5RF – King Air 350
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(Avalon-Laboratories/Raytheon-King-Air/0806118/L/
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6434720
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6568863

PR-GTZ – B738
http://www.airliners.net/photo/Gol-Transportes-Aereos/Boeing-737-8EH/1693904/L/
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6568863

Alexandre.

Anônimo disse...

Interessante que a mesma intenção da Azul para equipar o nosso aeroporto com o ILS também foi ventilada para outros destinos da aérea . E agora ?

Anônimo disse...

Ontem (25/6) o vôo G3 1225 foi operado pelo PR-GTC, decolou com 151POB.
O G3 1735 com o PR-GTJ, ambos Boeing 737-800.

PR-GTC – B737-8EH
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6823529

PR-GTJ – B737-8EH
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6560612

Sobre o ILS é um equipamento necessário e sonhando por todos os aeroportos brasileiros.
Torço que Maringá consiga o seu em parceria com a Azul.

O DECEA abriu licitação para compra de 04 equipamentos ILS, para: Vitória, Uberlândia, Campo Grande e Florianópolis.

No valor de $ 4.736.956,00 (quatro milhões, setecentos e trinta e seis
mil, novecentos e cinqüenta e seis euros).

Não é mencionada a categoria do ILS.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/5540722/dou-secao-3-08-06-2010-pg-14
VIXagora.

Mínimos do ILS:
CAT 1 – 200 pés (60m) de teto e 800 metros de visibilidade ou 550 metros com o eixo da pista iluminado.
CAT 2 – 100 pés (30m) de teto e 400 metros de visibilidade.
CAT 3 A – 100 pés de teto e 200 metros de visibilidade.
CAT 3 B - 50 pés (15m) de teto e 100 metros de visibilidade.
CAT 3 C – zero teto e visibilidade.
Neste tipo de operação a aeronave deve ser equipada com o sistema de pouso automático, e a tripulação devidamente treinada.

Alexandre.

Anônimo disse...

Sábado, 26 de junho de 2010.

Escuta a partir das 13h30.

Vôo: P8 4739
Destino: Marília e Congonhas
Aeronave: ATR 42-300
Prefixo: PT-MFJ
Decolagem: 16h06
POB: 18

Vôo: AD 4095
Destino: Curitiba e Campinas
Aeronave: Embraer 195
Prefixo: PR-AYA
Decolagem: 16h25
POB: 100

Vôo: G3 1225
Destino: Curitiba e Congonhas
Aeronave: Boeing 737-73A
Prefixo: PR-VBY
Decolagem: 17h29
POB: 96

PR-AYA – E195
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6746982

PR-VBY – B737-700 com winglets.
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6552088

PT-JXN – Cessna Skylane – decolou para Guaíra.
http://www.airliners.net/photo/Cessna-182P-Skylane/1517640/L/

PR-GBS – King Air 90
http://www.aviacaopaulista.com/aeroporto_de_rpreto/rp100709_9.htm

Bom domingo a todos!

Saulo disse...

Alexandre, você está dando um banho de aviação, parabéns pelas informações postadas, e você tem mostrado algo que a gente não costuma levar em conta, que é o movimento da aviação não-regular. Daí veio uma questão importante, sobre como é feita a contagem da movimentação pela SBMG.
Observei, numa das tabelas postadas pelo Aeroingá (ver em http://3.bp.blogspot.com/_O5cyvf-XL2M/SsqDHSQVjTI/AAAAAAAAAhk/N3X_RlAya0A/s1600-h/passageiros+sbmg.bmp), o total de embarque de todas as companhias aéreas é exatamente igual à soma de embarques do mês. Portanto, não há contagem da aviação geral aqui??
Digo isso, pois, tanto na rede Infraero quanto o Daesp faz isso. Entrem e observem no site do Daesp (http://www.daesp.sp.gov.br/), em "estatísticas" e "passageiros", e observem São José do Rio Preto, onde a movimentação é bastante semelhante ao do nosso aeroporto. Só em vôos não-regulares, foram cerca de 1.800 passageiros que entraram na movimentação de maio.
Por isso, pergunto ao Aeroingá, ou a quem possa responder, como é feita a estatística de MGF, pois, eu poderia induzir, com isso, que a movimentação divulgada pode estar sendo subestimada.

Aeroinga disse...

Irei me informar sobre isso Paulo.

Muito obrigado por colaborarem com o blog

Anônimo disse...

cargueiro dia 1 galera

Anônimo disse...

4095 com mais passageiros que o 1225!

e ainda diziam que a Azul era doida de colocar um voo quase no mesmo horário da Gol!
voos praticamente lotados! sim, isso prova que Maringá tem uma boa demanda!
Bela concorrencia que a Azul promoveu em Maringá! Muito bom ;D

Anônimo disse...

Saulo,

Obrigado pela observação.
Apenas tento compartilhar com os colegas um pouco que sei sobre aviação. Assim como você e outros colegas que também ajudam a trazer notícias sobre o nosso aeroporto. Acredito que uma pessoa só, não seria capaz de manter o blog atualizado, visto que isso é um hobby, e outras coisas de nossas vidas são mais importantes, como: trabalho, estudos, namorada e família. O blog fica em último plano, acredito. Então, com esforço de cada um, na medida do possível, sempre é bem-vinda a colaboração dos colegas, é isso que procuro fazer, acrescentar informações.

Quanto à aviação geral, realmente é obscuro o movimento dessas aeronaves. A SBMG deveria divulgar a quantidade de pousos, decolagens e pessoas desembarcadas e embarcadas.
Também o movimento de aeronaves estrangeiras. Esses aviões só decolam após pagar todas as taxas, como: pouso, estádia e auxílio à navegação aérea (torre e NDB).

Boa semana aos colegas.

Alexandre

Anônimo disse...

96 de POB foi o 'record' de menos passageiros do 1225. Azul concorre e firme!!!!!

Gustavo disse...

Povavelmente a Azul quera instalar um ILS em maringá, porque ela pode estar interessada em Foz. Ter duas alternativas no interior do Paraná. Tndo mais perto de Curitiba, é mais fácil re programar os vôos. Vendo os preços dos hoteis, maringá pode chegar a ser uma boa alternativa. En quanto a Gol tanto faz optar por Maringá ou Curitiba. Acaba nao sendo uma má ideia.

Anônimo disse...

Outro detalhes importante não pode ser esquecido com relação aos interesses das companhias em nosso aeroporto: o pernoite! No caso da Azul, VCP já está saturado e a companhia não tem mais onde deixar aeronaves de sua frota em franca expansão! Sem contar que logisticamente é viável! Enfim, aguardando informações sobre o cargueiro do dia 24/06 entre outras boas notícias. Bons ventos a todos!

Anônimo disse...

Log de 27/06/10

Escuta a partir das 13h00.

Vôo: P8 4739
Destino: Marília e Congonhas
Aeronave: ATR 42-300
Prefixo: PT-MFJ
Decolagem: 16h01
POB: Não copiado

Vôo: AD 4095
Destino: Curitiba e Campinas
Aeronave: Embraer 195
Prefixo: PR-AYC
Decolagem: 16h33
POB: 117

Vôo: G3 1225
Destino: Curitiba e Congonhas
Aeronave: Boeing 737-75B
Prefixo: PR-GOC
Decolagem: 17h30
POB: 152

Vôo: 8R 5439
Destino: Londrina, Foz e Porto Alegre
Aeronave: ATR 72-212A
Prefixo: PP-PTR
Decolagem: 19h08
POB: 65

Vôo: 8R 5517
Destino: Curitiba
Aeronave: ATR 42-320
Prefixo: PP-PTG
Decolagem: 21h17
POB: 43

A Trip mudou de avião em Maringá. O PP-PTG seguiu no vôo 8R 5517 para Curitiba. O PP-PTV fez o trecho de Cuiabá e Rondonópolis até MGF. Ambos ATR 43.

TIB 9502 – PP-PTG pousou às 19h35.
TIB 9505 – PP-PTV decolou às 21h22 para Pampulha – BH.

PT-VTV – Sertanejo – destino São José do Rio Preto.
PT-DRO – Aero Commander – destino Campo de Marte.
PU-OIH – RV- 9 A - destino Americana.
PT-LPW – Cessna 210 – destino Cianorte.
PR-FCE – Cirrus 22 - destino Umuarama.
PP-FXH – Corisco Turbo – tocou e arremeteu para Londrina.

PTN4734 – PT-MFJ – ATR42-300.

AD4036 – PR-AYB – E195.
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6684450

G31735 – PR-GIJ – B737-7L9
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6675514

PR-AYC – E195
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6865694

PR-GOC – B737
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6345903

PP-PTG – AT43
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6718924

PP-PTR – AT72
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6812076

PR-FCE – CR22
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6816227

PT-LPW – C210
http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6432916

PP-FXH – Aeroclube de Londrina.
http://www.airliners.net/photo/Aeroclube-de-Londrina/Embraer-EMB-711ST-Corisco/1115979/L/

Boa semana a todos!

Anônimo disse...

navegando por aqui, encontrei algumas fotos do evento aereo que teve em 2007, segue o link:

http://www.spotter.com.br/brazilairfair/baf2007.htm

uma pena não estar em Maringa nesse ano, gostaria muito de ter visto... aliás bem que poderia ter um outro evento desses...

tem outras fotos (meio antigas) do SBMG segue:

Caravan da VarigLog:
http://www.spotter.com.br/comercial/comercial_3988.jpg

Fokker 100 da Tam:
http://www.spotter.com.br/comercial/comercial_3349.jpg

737-500 da Nordeste Vrg:
http://www.spotter.com.br/comercial/comercial_2754.jpg

Pintura antiga do Atr da Trip:
http://www.spotter.com.br/comercial/Comercial_2238.jpg

e essa e do antigo aero, um Emb120 da Rio Sul:
http://www.spotter.com.br/comercial/Comercial_2285.jpg

pra quem gosta de aviação vale a pena conferir esse site... abraços e boa semana a todos!

Anônimo disse...

cargueiro dia 1 colegas

Anônimo disse...

Olá,
se o convênio para ampliação do pátio de aeronaves de cargas não for assinado até 03/07 já era.
Ai e resta esperar pelo quarto profaa em favor de Maringá. Lamentável.

Anônimo disse...

Nesse evento de 2007 eu estava

Foi bem bacana,esse ano podia ter!

Qual voo será operado pelo Cargueiro dia 1 ?

Anônimo disse...

cargueiro dia 1 pessoal!

Anônimo disse...

Eu acho que nem vai ser assinado o convenio e perderemos novamente devido a burocracia e falta de interesse do poder publico local

e lamentavel

Paulo

Anônimo disse...

Isso não pode!!!!
Perder o PROFAA de novo!!!!
Desse jeito eles riscam Maringá do mapa de verbas para sempre!!!
Nunca vai para frente mesmo!?!?
Aí já é incompetência político-burocrata-empurrometrica.

Anônimo disse...

Ontem (28/06) o vôo AD 4095 foi operado pela novíssima aeronave da Azul, o PR-AYH, que entrou em operação no dia 24/06/2010.

Embraer 195 – PR-AYH.
http://www.flickr.com/photos/mauricio_alves/4740038833/sizes/l/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/mauricio_alves/4740675212/sizes/l/

Alexandre.

Anônimo disse...

Anônimo 00:05
Maringá nunca será riscado do PROFAA estando sempre disponível ao aeroporto pela seu status. Se vcê entrar neste programa verá que de todos os interessados nem 15% logram êxito, quer pelas exigências requeridas, quer pela falta de horizonte. De qualquer forma dos 4 certames que conheço, a aeroporto foi contemplado com uns 12 milhões, suficiente par tira-lo de uma indigência própria dos empreendiemtnos públicos, que acontecerá a médio prazo. O suficiente para resolver ampliação do pátio e do terminal de passageiros e incrementação do nível de serviço - AC, ampliação de facilidades para alvancar a receita, modernização dos serviços introduzindo 3 pontes de embarque, estacionamento, reforço periférico estrutural da pista e outras coisinhas. Enfim, aumentariamos sua longevidade e Maringá disporia aeroporto repaginado após 10 anos de uso. A contrapartida da autoridade aeroportuária? 30% do total " negociáveis ". Algo bem mais acessível, que alguns monumentinhos viários na " rota do nada ao lugar nenhum " patrocinados pela PMG. Mas vcê tem razão. E a vontade política e da realização, o respeito ao usuário e aos operadores, o fazer acontecer. Mas , será que exustre uma fonte alternativa de recursos ?
Bom dia

Anônimo disse...

Hoje 29/06 eu vi o no Jd alvorada o 737 da GOL passando
Sentido ao aeroporto as 11:45,

Qual vôo que é esse ?

Anônimo disse...

Legal saber essas informações sobre a nova aeronave da Azul Alexandre, tive ontem o prazer de estar nela no voo MGF-CWB. Tinha cheirinho de nova mesmo, parecia carro novo. Percebi que era nova tb pq no catálogo da Azul que li dentro do avião ela ainda não constava na lista de aeronaves da companhia. É muito bom voar nas aeronaves da Embraer, são "macias" e o voo até CWB foi tranquilíssimo! Abraço a todos...

Anônimo disse...

CARGUEIRO DIA 1 COLEGAS!

Anônimo disse...

Olhem esta noticia que saiu no O Diario

http://odiario.com/maringa/noticia/313447/governo-do-estado-libera-r$-29-milhoes-para-aeroporto-de-maringa.html

Anônimo disse...

opa legal para maringa

Anônimo disse...

O avião que faria o voo G3 1724, nessa manhã, precisou fazer uma manutenção não programada. O avião em questão foi o PR-GEA.

Anônimo disse...

Prezado Anônimo do dia 29 de junho de 2010 12:13, o vôo da Gol que você viu faz a linha São Paulo (Congonhas) - Maringá - São Paulo.

Abraço.